TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO ODS

Em agosto de 2004, foi criado o Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade, hoje denominado “Movimento Nacional ODS – Nós Podemos”.

Em 2007 a coordenadora Cristina Pinheiro representante do Rio de Janeiro ingressa nesse Movimento e em 2011 cria e coordena o Núcleo Estadual ODM/RJ. Desde então vem buscando parcerias com várias instituições visando compor e dar sua contribuição para o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

Em 2011, na ABI (Associação Brasileira de Imprensa) o Núcleo estadual em parceria com outras instituições Lança a 4º Edição do Prêmio ODM Brasil.

Em 2013, no auditório da Petrobras é lançada a 5ª edição do Prêmio ODM Brasil e o Seminário O Legado da Copa. Nesta ocasião não dispúnhamos de nenhum apoio financeiro, no entanto foram mobilizados mais de 50% dos municípios com palestras, formação de Núcleos, rodas de conversas, caminhadas temáticas (Outubro Rosa, Novembro Azul etc.) e tantas outras atividades.

Em 2014 e 2015 as instituições como Petrobras, BNDES, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil e Furnas aderem ao Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade – Nós Podemos, apoiando financeiramente.

O PNUD recebe esta verba e firma nos estados um acordo de subvenção. Por não possuir uma personalidade jurídica os Núcleos Estaduais deste Movimento elegem em seus estados uma instituição parceira para firmar este acordo de subvenção. O  núcleo do Rio de Janeiro através de sua coordenação escolhe a Instituição Vitalis Medicina Preventiva, nome que utilizava na ocasião deste acordo, hoje se denomina VITALIS – Promoção e Desenvolvimento Social, cuja  presidente é a Drª  Mônica Curvello Machado.

Vários trabalhos continuaram a ser realizados e desta vez de  maneira mais  planejada, pois em virtude deste aporte e de um plano de trabalho aprovado pelo Programa das Nações Unidas, executamos todas as atividades propostas. Esta parceria entre o Núcleo Estadual e a Instituição VItalis deu tão certo que fomos por dois anos consecutivos o único Estado a receber todas as parcelas desta subvenção. Fomos referência Nacional na execução das atividades e na prestação de contas. Reconhecidos e parabenizados pelo PNUD.

Em 2014 e 2015 foram realizadas as edições dos prêmios Parceiros dos ODM, que acontece no Palácio do Itamaraty resultado desta  magnífica parceria Núcleo ODM Estadual e Vitais Medicina Preventiva.

Após 2015 o Movimento muda seu nome e passa a ser conhecido como Movimento Nacional ODS – Nós Podemos e no Rio de Janeiro é chamado de “Núcleo ODS Estadual Nós Podemos /RJ”.

Em 2016 e 2017 acontece a primeira e segunda edições dos Prêmios Parceiros dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, permanecendo o local já tão aguardado e a parceria anterior com muito sucesso.

Este Movimento acontece em 26 Estados e no Distrito Federal e vem prosseguindo com as atividades para que até 2030 tenhamos um mundo mais justo e igualitário.

Designed by Marcelo Pires